Artesanatos

Acabamentos em macramê

por Patricia Belvedere
Acabamentos em macramê
  • Programa: Ponto e Linha
  • Autor: Patricia Belvedere
  • Categoría: artesanato

MATERIAIS

  • Fio fantasia, 200 g
  • Fio matizado, 100 g
  • Fio auxiliar de cashmilon com 1 m, 4
  • Tiras de couro com 1 m cada, 2

MODO DE FAZER

Nós utilizados: festonê e josefina.

O colete é formado por oito quadrados de 22 cm de lado unidos uns aos outros com costura. A parte frontal é formada por quatro blocos e a parte de trás por outros quatro blocos. Estes quadrados podem ser confeccionados, utilizando-se o material de fantasia no tear, com técnica de duas agulhas ou crochê. Feitos os blocos, aplique uma volta de meio ponto em torno destes com o fio matizado. Una com costura utilizando agulha para lã.

Acabamentos em macramê
Base do colete: na borda do colete, monte com laçada dupla fios de 50 cm de comprimento de material matizado até cobrir toda a borda. Trabalhe quatro voltas com festonê utilizando como guias os quatro fios auxiliares de cashmilon.
Concluídas as voltas, oculte os desfiados por trás do tecido, penetrando na trama do fio com uma agulha para lã com ponta. Corte as sobras.
Cordões: trabalhe os cordões com nó josefina. Para isso, prenda uma das tiras ao meio na mesa de trabalho. Restarão para trabalhar dois fios de 50 cm. A - lilás e B - verde (ver esquema). Forme um anel com o fio A. Apoie o fio B no anel, com a ponta passando sob o fio A e logo sobre o mesmo, então novamente sobre o fio e termine entrelaçando-os conforme indicado no esquema.
Para o botão, inicie com o nó josefina e execute outra passada do fio sobre este, ajustando pouco a pouco até formar o botão e, a seguir, com as pontas do fio restante, faça outro nó josefina para completar o conjunto de cordões desta forma.

Voltar

Deixe um comentário