Artesanatos

Camiseta de alcinha com cordão de ajuste

por Patricia Belvedere
Camiseta de alcinha com cordão de ajuste
  • Programa: Ponto e Linha
  • Autor: Patricia Belvedere
  • Categoría: artesanato

MATERIAIS

  • Fita de fibra acrílica violeta com poliamida, 200 g
  • Crepe Georgette ou gaze no mesmo tom de cor de 1,50 m de largura, 60 cm

MODO DE FAZER

Reparta a fiação da seguinte forma:
Alcinhas: 12 fios de 1,5 m cada um.
Aumentos do decote dianteiro: 36 fios de 2 m.
Aumentos das cavas: 24 fios de 2 m cada um.
Aumentos do contorno: quantidade necessária de 1 m cada um.

Tipos de nós utilizados: laçada dupla, cordão, plano (vide esquemas).

Alcinhas: 
Para executar cada uma das alcinhas, coloque os doze fios sobre a mesa de trabalho. Deixando uma trama livre sem aplicar nó, trabalhe da seguinte forma com nó tipo cordão: execute a fileira inicial a partir da esquerda, pegue as duas primeiras fibras, usando a segunda fibra como guia a 45º no sentido da esquerda e trabalhando a primeira com nó tipo cordão. Repita o mesmo com as fibras restantes. Na segunda volta, suspenda dois fios de cada lado e trabalhe os dois fios restantes com nó tipo cordão, desta vez no sentido da direita. Repita o processo até completar a medida necessária para cada uma das alcinhas.
Aumentos:
Concluídas ambas as alcinhas, ajuste as mesmas sobre a mesa e passe a acrescentar os aumentos com nó tipo plano para formar a parte de cima até unir ambas as peças pela parte central do decote.

Para executar o decote dianteiro, acrescente um total de 18 aumentos em cada lado. Para executar as cavas, acrescente um total de 12 aumentos de cada lado, além dos aumentos necessários para formar o contorno. Estes aumentos de contorno devem ser executados com nó de laçada dupla. A quantidade de aumentos será determinada pelas medidas individuais.
Conforme forem sendo adicionados mais aumentos, avance a peça trabalhada totalmente com nó tipo plano até completar todo o comprimento da pala.

Acabamento:
Forme grupos de 4 fibras. Execute com estas um diamante em nó tipo cordão da seguinte forma: numere as fibras 1, 2, 3 e 4. Execute um nó tipo cordão no sentido da esquerda com as fibras n.° 2 e 3, juntando também a fibra n.° 2 com nó tipo cordão. Suspenda. Enumere as fibras novamente. Pegue a fibra n.° 3 e trabalhe com nó tipo cordão com a fibra n.° 4 no sentido da direita. Feche a figura do diamante com as duas extremidades finais. Corte rentes os fios restantes e faça o acabamento com alguma fonte de calor.

Aplique uma faixa de crepe ou de gaze. A blusa de alcinha pode ser ajustada nas costas e no colarinho com um laço de fitas.

Voltar

Deixe um comentário