Articles

De olho na carreira: como falar bem em público

por Equipe Fox Life
De olho na carreira: como falar bem em público
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Comunicar-se bem é essencial para quem busca se destacar no mundo corporativo. Mas para quem tem dificuldades em encarar a plateia, há formas simples de adquirir mais confiança

Pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas falar em público é bem mais simples do que muitos imaginam. Com um pouco de treino, conhecimento do assunto e uma boa preparação, a tremedeira antes de palestras e reuniões pode diminuir bastante. O professor de oratória Reinaldo Polito, de São Paulo, dá algumas dicas de como perder o medo e se sair bem na hora de encarar as pessoas. 


Informe-se bem sobre o que vai falar
Ir despreparado para a apresentação certamente vai gerar insegurança. Para que isso não ocorra, é bom ler e estudar o assunto abordado em profundidade, quantas vezes for preciso. "O melhor é saber mais do que o necessário para a exposição", aconselha Polito.


Prepare uma palestra com começo, meio e fim
Muitas vezes, a falta de organização lógica das ideias é a grande vilã. "É preciso saber como iniciar, preparar, desenvolver e concluir o pensamento", explica o professor de oratória. Montar um roteiro, com os pontos mais importantes em uma ordem, ajuda na compreensão do tema.


Fique atento ao tom de voz e às palavras usadas
As pessoas precisam entender com clareza o que está sendo falado. Por isso, é essencial prestar atenção no volume utilizado durante a palestra. Além disso, nada de falar rápido demais e usar vícios de linguagem, como o "tá?" no final de todas as frases. "Evite também o excesso de gírias e palavrões", indica o especialista.


Treine. A prática leva à perfeição
"Procure não sair de uma reunião sem dar, pelo menos, uma opinião e tome a iniciativa de apresentar trabalhos", sugere Polito. Ensaiar em frente ao espelho e com outras pessoas também é de grande ajuda. Segundo o professor, o importante é adquirir experiência no uso da palavra em público.


Tags: empresa reunião carreira executivos falar bem em público público palestra plateia