Articles

Está com torcicolo? Saiba como aliviar

por Equipe Fox Life
Está com torcicolo? Saiba como aliviar
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Entenda o que é, como se forma, o que fazer para prevenir e como suavizar

O torcicolo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos brasileiros e é uma sensação muito incômoda. Surge em momentos variados e inesperados, seja após uma noite com o travesseiro na posição errada, ou com um movimento brusco durante a atividade física.


O patologista neuromuscular Dr. Beny Schmidt explica que o torcicolo é uma contratura da musculatura do pescoço. Ou seja, ele se forma quando os músculos do trapézio ou da lateral do pescoço se contraem e não conseguem mais relaxar. Schmidt cita dois tipos: os congênitos, quando as crianças já nascem com o problema - casos geralmente resolvidos com cirurgia que fazem parte de uma síndrome-; e os adquiridos, desconfortos comuns cada vez mais frequentes devido ao estresse da vida moderna. “Hoje o ser humano tem o corpo muito contraído e tenso. Com qualquer gesto ríspido, a musculatura não permite mais o relaxamento”, esclarece o médico.


Para prevenir, é preciso buscar um estilo de vida mais calmo, evitando ao máximo o estresse, mesmo que pareça impossível com a correria. Além de tentar relaxar, você deve fazer exercícios habituais e alongamentos. O especialista indica formas de impedir a formação da contratura:


1- Se trabalha sentado, a cada 40 minutos, movimente a cabeça em rotação.
2- Evite dormir de bruços ou em encostos laterais altos.
3- Não use o telefone entre ombros e a orelha. Se for necessário e a ligação for longa, utilize fones de ouvido ou coloque no viva-voz.
4- Com a coluna ereta, faça exercícios de flexão e extensão do pescoço (cabeça para frente e para trás) e alongamento cervical (cabeça no ombro).


Se o torcicolo já chegou, resta fazer exercícios para melhorá-lo. O patologista dá dicas para reparar o incômodo:


Gelo: Para alívio rápido, aplique compressas frias de 20 em 20 minutos. É anestesiante e melhora a inflamação.
Repouso: Não tem outro jeito. Quando se tem torcicolo, fique imobilizado de 12 a 24 horas.
Alongamento: Faça movimentos suaves, sem provocar dor.
Massagem: Procure por um massoterapeuta. Ela irá relaxar os músculos e tirar a dor.
Calor: Friccione a área com uma pomada adequada ou aplique calor usando uma almofada elétrica ou bolsa de água quente várias vezes ao dia.
Banho: Uma simples ducha com água quente pode ser a solução. Enquanto deixa a água cair, faça movimentos com a cabeça.


Procure um especialista se o torcicolo não melhorar em 48 horas, se a dor for muito intensa ou se tiver qualquer outra dúvida. Não tome medicamentos por conta própria! Uma consulta pode evitar problemas mais sérios no futuro e te ajudar a entender o motivo do incômodo. No caso de o problema ocorrer mais vezes, solicite ao seu médico um tratamento de readequação postural.


Tags: pescoço dores torcicolo aliviar alongamento Beny Schmidt