Articles

Como curar terçol?

por Equipe Fox Life
Como curar terçol?
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Entenda como o problema surge e o que fazer para tratá-lo

O terçol é o nome popular de uma doença denominada hordéolo, um nódulo inflamatório causado pela infecção de uma das glândulas da pálpebra. A aparência é um inchaço vermelho que pode surgir tanto na parte de cima do olho quanto de baixo.

 

Segundo a oftalmologista Rachel Gomes, do Hospital de Olhos Paulista, ele geralmente dura de uma a duas semanas. Ao ser rompido, excreta uma secreção purulenta, uma característica natural de inflamações. Em alguns casos, o problema pode persistir e formar o calázio, que tem aspecto de cisto na pálpebra.

 

Para evitar o aparecimento, é necessário manter sempre a pálpebra limpa e com os poros desobstruídos. Portanto, deve-se remover sempre a maquiagem antes de dormir, usando produtos não oleosos e sempre lavar bem a mão antes de tocar os olhos.

 

Se surgir, o terçol carece de alguns cuidados. “O tratamento inicial deve ser realizado com compressas mornas e massagem na região que vai facilitar a drenagem do líquido interno do nódulo”, explica a médica. A sabedoria popular, que indica passar aliança de ouro quente no terçol, não está totalmente errada. Esse método tem o mesmo efeito da compressa. Porém, o anel contém bactérias que podem até mesmo piorar o inchaço.

 

Além disso, a oftalmologista recomenda não usar qualquer extrato caseiro na região dos olhos e nem colírio, a não ser que tenha sido indicado por um profissional. Se o nódulo for grande e persistir, um especialista deve ser consultado.


Tags: tratamento cuidados terçol curar compressa oftalmologista