Articles

Monte um kit de primeiros socorros para a família

por Equipe Fox Life
Monte um kit de primeiros socorros para a família
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Confira os itens fundamentais para se manter sempre por perto

Acidentes ocorrem inesperadamente em diversas situações e em qualquer lugar. Portanto, para preservar a saúde da sua família, é recomendável ter um kit de primeiros socorros sempre à mão. O cardiologista Fernando Ganem, gerente do Pronto Atendimento do Hospital Sírio-Libanês, explica que não devemos ter a pretensão de que ele possa resolver ocorrências. ”Ele pode auxiliar a evitar um desfecho pior”, diz.

Os suprimentos servem para prestar ajuda básica durante uma situação emergencial, como pequenos cortes, ferimentos ou crises de doenças. Assim, o agravamento dos problemas é evitado e pode impedir complicações médicas no futuro. Ganem indica os itens que devem preencher sua malinha para emergências:

 

- Luvas para proteção de quem vai prestar o socorro. Não se justifica causar dano a si próprio na tentativa de auxiliar o próximo. O acessório serve para você poder manipular aquele que necessita o socorro e evita o contato com sangue, secreções ou fluídos que possam causar contaminação ou transmissão de doenças.

 

- Algodão, gaze e ataduras. Servem para comprimir feridas, estancar hemorragias e limpar machucados com sujeira como terra e areia.

 

- Frasco de soro fisiológico ou água mineral para lavar lesões.

 

- Contatos. Cartão com telefone do clínico de referência, familiar ou contato pessoal, carteira do plano de saúde e contato dos principais hospitais que tenha direito a serviço de urgência.

 

- Medicamentos e outros itens adquiridos sob indicação médica.

 

- Analgésicos comuns para alívio de dor.

 

Em famílias de diabéticos, é necessário carregar medidores de glicemia capilar (ajudam a identificar hipoglicemia) e alimentos doces. No caso de alérgicos, não dá para esquecer os antialérgicos de uso habitual recomendados pelo médico. Para asmáticos, vale deixar guardado, também, os medicamentos indicados por um profissional.

 

É importante guardar seu kit sempre em uma bolsa ou maleta leve, portátil e impermeável, para impedir qualquer contaminação do conteúdo. Além disso, você pode acrescentar qualquer item que sinta necessidade, em caso de alguma doença na família não citada ou viagens para lugares mais afastados da cidade que necessitam de mais cuidados.


Tags: materiais curativos emergência medicamentos primeiros socorros