Articles

Aprenda a administrar bem o seu dinheiro

por Equipe Fox Life
Aprenda a administrar bem o seu dinheiro
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Parece difícil, mas com essas dicas o fim do mês parecerá mais leve no seu bolso

Promoções no shopping a cada fim de estação, compras coletivas, lançamentos... Está cada vez mais complicado economizar! O mercado exagera nos meios de fazer você gastar dinheiro, mas controlar as finanças pode se tornar uma tarefa simples se você estabelecer uma rotina e tentar evitar o contato com as tentações. O economista André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas, lhe ensina a poupar dinheiro e manter seus gastos sob controle.

Coloque todas as despesas no caderno ou em uma planilha do Excel. É muito importante conhecer bem o quanto você gasta por mês. Dessa forma, será possível identificar os gargalos no orçamento.

Coloque a família na linha. A economia doméstica não se aplica apenas ao responsável financeiro - ela deve ser seguida por todos. Controle, por exemplo, o desperdício de energia, água e telefone. Além de melhorar a situação, este é um bom exercício familiar de economia.

Evite compras mensais. Assim, fica mais fácil ter acesso às promoções que o grande varejo pratica semanalmente.

Não use o rotativo do cartão de crédito e do cheque especial. Essa modalidade de crédito possui as maiores taxas de juros do mercado. A fatura do cartão deve ser paga integralmente. Se não houver possibilidade, vale pensar em um empréstimo consignado, modo com taxa de juros mais baixa. As contas que aparecem no início do ano são classificadas como eventuais, mas não são: IPVA, IPTU, taxa de incêndio, matrícula escolar, conselhos de classe (CREA, CORECON, CREMERJ, entre outros) devem ser incluídas no orçamento mensal. Some os valores desses impostos e divida o montante por doze. O resultado deve ser provisionado mensalmente numa aplicação financeira. Com esse exercício a família ganha duas vezes - a remuneração financeira da aplicação escolhida para juntar o dinheiro e o desconto concedido pelo pagamento à vista.

Poupe. Para economizar, guarde uma pequena quantia todos os meses. Uma dica é abrir uma conta de poupança em um banco e transferir para ela mensalmente. Dessa forma, você não contará com este dinheiro para o seu orçamento e essa quantidade guardada poderá servir para emergências ou para investimentos futuros.


Tags: contas família dinheiro economizar cartão de crédito dívidas administrar bem fim do mês IPVA IPTU matrícula escolar despesas poupe