Articles

3 exercícios para a voz

por Equipe Fox Life
3 exercícios para a voz
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Aprenda alguns cuidados com as pregas vocais e exercícios para relaxar, aquecer e descansar a voz

Em geral, por volta de um ano e meio de vida, aprendemos a falar. A partir daí, não paramos mais. Como estamos o tempo todo nos comunicando oralmente com as pessoas, zelar pela saúde vocal é fundamental para evitarmos desconfortos, tais como rouquidão e dor de garganta.

Pensando nisso, o professor de voz e técnica vocal Henrique Benvenutti, de São Paulo, ensina três exercícios para as pregas vocais, além de advertir sobre alguns cuidados para não prejudicá-las.

Exercícios

Orientações gerais:

Mantenha-se com a musculatura relaxada e aquecida, exercitando diariamente a voz ou sempre que achar necessário. "Recomendo fazer os exercícios de uma a duas vezes por dia e, também, antes de utilizar muito a fala", ressalta o especialista.

1 Relaxamento:  Com a musculatura bem relaxada e respirando pausadamente, gire a cabeça para a esquerda e para a direita, de forma bem devagar. Depois, faça movimentos circulares e lentos com os ombros para trás e para frente. Por último, espreguice-se levantando os braços bem altos.

2 Aquecimento:  Com a sensação de bocejo, abra a boca internamente. Deixe o céu da boca bem alto e a língua lá embaixo, mas os lábios precisam permanecer fechados. Com a boca nesse formato, murmure canções que você conheça. "É importante estar relaxado. Não force sua voz", ensina Benvenutti. Para finalizar esse exercício, tente vibrar a língua imitando o som de um telefone (trrrrr).

3 Para voz cansada:  Enquanto faz vibrações com os lábios (som de brrrrr) e, depois, com a língua (som de trrrrr), movimente a cabeça em círculos, primeiro para a direita e, em seguida, para a esquerda. "Não se esqueça: se você está rouco ou doente, o silêncio pode ser o seu maior aliado", indica o especialista.

 

Cuidados

-Não grite sem necessidade

-Tente sempre falar pausadamente, com a ajuda da respiração.

- Alimente-se bem Comidas muito pesadas podem causar refluxo estomacal, o que, por consequência, acabam machucando e queimando as pregas vocais.

- Evite beber e fumar Cigarro e excesso de bebida alcoólica causam danos às vias respiratórias e, também, às pregas vocais. Cuidado com eles.

- Tome muita água! "A lubrificação das vias respiratórias está diretamente ligada ao bem estar vocal", explica Henrique Benvenutti. "Outra dica é pingar soro fisiológico nas narinas", complementa o professor.


Tags: cuidado para quem usa muito a voz cuidados com a voz dor de garganta exercícios para a voz falar falar muito pregas vocais rouquidão técnica vocal voz