Articles

Como tirar manchas do mármore

por Equipe Fox Life
Como tirar manchas do mármore
  • Programa: Fox Life
  • Autor: Equipe Fox Life
  • Categoría: artigos
Confira os cuidados necessários e o que fazer para protegê-lo

Se na sua casa o revestimento das pias, parede ou chão é de mármore, você deve saber que é preciso atenção para evitar eventuais manchas. Como uma rocha natural, ele é um material muito poroso, com alta capacidade de absorção. Seu uso, portanto, é mais indicado em ambientes internos e com tráfego menos intenso.

A vendedora técnica Joziane Galvão, da marmoraria Pedras Morumbi, em São Paulo, explica que o mármore está sujeito a vários tipos de substâncias no ambiente doméstico, como alimentos, líquidos e produtos de limpeza. Esses produtos podem danificar sua estética e comprometer sua vida útil. Ao utilizá-lo na cozinha, a probabilidade de danos é alta, já que os maiores inimigos deste revestimento são óleos e gorduras, além de ácidos como suco de limão e vinagre, que podem corroer a superfície.

Para manter tudo em ordem, o melhor material para ser usado na cozinha é o granito. “É mais resistente e menos poroso, mesmo estando sujeito aos mesmos tipos de manchas e indicações de limpeza”, explicou Joziane. A vendedora informa que as rochas podem manchar facilmente ao entrar em contato com vinho, latas de aço, gorduras, madeira molhada e café, por exemplo. São tão delicados que até mesmo água pode alterar a coloração desse material. Por isso, sempre que derramar algo na superfície delas, limpe imediatamente.

Para a faxina, Joziane deixa claro que de forma alguma se deve utilizar sabão em pó, sapólio, álcool, água sanitária, solventes, saponáceos e escovas, ácido muriático, sabão de coco ou qualquer outro produto corrosivo. O ideal é a lavagem ser diária, com uma solução de água e detergente ou sabão neutro. “Enxágue com um pano úmido com a mistura e termine secando com um tecido macio”, ensina ela.

Este processo deve virar rotina para evitar que se formem manchas no material, já que é muito difícil removê-las. Caso tenha atingido a profundidade de um milímetro, é possível lixar levemente a superfície. Porém, no geral, os líquidos derramados acabam ultrapassando toda a espessura, sendo necessário chamar técnicos especializados para a retirada dos danos. Por isso, sempre seque imediatamente o fluído derramado com um papel absorvente e nunca deixe materiais que enferrujam em contato com o mármore por tempo prolongado.

Outra opção é impermeabilizar, o que pode dar uma maior resistência. Não coloque ceras naturais e resina de forma alguma. No mercado existem produtos especiais para mármore e são os únicos que poderão ser usados para este fim. Lembre-se de sempre perguntar a um especialista sobre qualquer problema ou dúvida não esclarecida sobre o mármore. Além disso, se quiser devolver o brilho, contrate firmas especializadas que farão o processo químico correto.


Tags: limpeza limpar marmore mármore pia chão parede