Articles

Você sabe o que é icterícia?

por Flavio Czernocha
Você sabe o que é icterícia?
  • Programa: Show de Bebê
  • Autor: Flavio Czernocha
  • Categoría: artigos
Mais de 50% dos bebês saudáveis fica com a pele amarelada nos primeiros dias de vida. O pediatra Flavio Czernocha esclarece alguns pontos para você não se alarmar à toa

A icterícia neonatal é uma alteração na coloração da pele e do branco dos olhos dos recém-nascidos, deixando-os amarelados por origem fisiológica.

Essa coloração é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue, um pigmento de cor amarelada produzido pelo metabolismo das células vermelhas. O excesso desse pigmento acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, o que faz com que ela vá se acumulando no sangue.

Esse tipo de icterícia não é considerado doença. Ela atinge em torno de 50% dos bebês nascidos no tempo certo, sendo mais frequente nos prematuros.

A cor amarelada costuma aparecer no segundo ou terceiro dia após o nascimento da criança e, na maioria das vezes, regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê. Ainda assim, o banho de sol até às 10h da manhã ou depois das 4h da tarde é muito importante, pois a luz solar ajuda na eliminação da bilirrubina. Agora, se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. 




 


Tags: Icterícia Show de Bebê Flavio Czernocha